No dia 3 de dezembro de 1992, o engenheiro de informática britânico Neil Papworth enviou a primeira SMS (Short Message Service) a partir de um computador, pois até então os celulares não tinham teclados com o alfabeto, isso foi há exatos 20 anos atrás.
Por se tratar de ser a primeira SMS enviada nada mais natural que ser uma curta mensagem na qual dizia ”Merry Christmas” (Feliz Natal) e quem a recebeu foi Richard Jarvis, na época diretor da operadora de telecomunicações britânica Vodafone, que estava na festa natalícia da empresa. E infelizmente Jarvis não tinha como agradecer as felicitações.
Realizada uma pesquisa só na Grã-Bretanha, 150 bilhões de mensagens foram enviadas em 2011. Em 2010, o serviço SMS registrou cerca de 6,1 trilhões de mensagens enviadas e em 2012 estima-se que mais de 4 bilhões de pessoas enviam e recebem mensagens.
A princípio o envio de SMS era gratuito passando a ser cobrando com uma taxa baixa em 1990.
Na Grã Bretanha, nove em cada dez indivíduos entre 16 e 24 anos dizem se comunicar diariamente através de SMS, em comparação com 15% das pessoas com mais de 65 anos, de acordo com a Ofcom.
No princípio, o envio de SMS funcionava com quase o mesmo sistema que o Twitter, ou seja, era possível escrever mensagens de até 160 caracteres.
Por isso hoje vemos muita abreviações onde letras, números e símbolos começaram se misturar: “Td bem”, “9dds?”, “kd vc?”, “bjs” e expressões do gênero passaram a ser cada vez mais comuns. Sempre acompanhadas de emoticons para expressar o humor, é claro