terça-feira, 21 de outubro de 2014

15 de outubro dia do Professor

Alunos da EEB Walter Probst parabenizam seus professores com faixas decorativas por toda Escola !!!














sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Trabalho de Ensino Religioso

Professora: Ana Deolisa

Os alunos do 8º ano confeccionaram os óculos para representar o modo como cada um enxerga o mundo. Assim como "Yara" personagem principal do livro "As aventuras de Yara no planeta oculares" Cada aluno confeccionou o óculos a partir de sua concepção de mundo e identidade.





A construção da colmeia, foi feita a partir do autorretrato dos alunos, com o objetivo de possibilitar maior conhecimento pessoal e dos colegas. Além de se autorretratar  o educando descreve seu lugar no mundo. Relatando onde mora e como se localiza geograficamente no mundo: bairro, cidade, região, estado, país e continente.





terça-feira, 14 de outubro de 2014

Curso de Especialização na Cultura Digital

EEB. Walter Probst – Aurora SC 

Curso de Especialização Educação na Cultura Digital 

Cursistas: Bruna Carolina da Silva
                  Deise de Farias da Maia 
                  Patricia Luiza de Moraes 
                  Reguita Krüger Cunha 


                Participação na Abertura do curso Florianópolis – 26 e 27 de agosto de 2014



 PAPEL DA ESCOLA 


           Direção que se quer para o processo educacional • A Concepção Filosófica – Pedagógica assumida pela escola observa o que diz o art. 2.º da lei LDB/9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) onde: “A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, entre outros, bem como o artigo 4.º do ECA/90 (Estatuto do Criança e do Adolescente) que menciona: Absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade, à convivência familiar e comunitária. A escola na sociedade A escola é um local de inclusão e deve Ter o compromisso de empenhar-se coletivamente para que todos possam aprender, garantindo que o conhecimento que é um bem cultural produzido pela humanidade, seja oportunizado a todos os alunos, para que os mesmos possam relacionar-se melhor com o seu próprio eu(ser), exercitando a cidadania, participando da sociedade e melhorando o mundo. Conhecendo nossa Escola -2014 • Número de alunos: 657 • Número de turmas: 30 • Diretor geral: 01 • Assessor de direção: 02 • Assistentes técnicos pedagógico: 02 • Assistentes de educação: 02 • Professores efetivos: 22 • Professor ACT: 14 • Alunos com deficiência: 08 • Segundo Professor: 04 



DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR 


        A organização intra-escolar terá por princípio produzir as condições materiais para efetivação da prática pedagógica. A organização da escola compreende: Regime de funcionamento se dá nos três turnos (matutino, vespertino, noturno); Espaço físico compreende: 16 Salas de aula, 01 sala SAEDE/DM e de Recursos Multifuncionais, 01 Sala de professores, Biblioteca, Laboratório de informática, auditório, Laboratório de ciências não equipado, Direção, Secretaria, Sala pedagógica, Sala de administração e Orientação, Almoxarifado, 02 Depósitos, Cozinha, Banheiros, Rampa de acesso para o 2° piso, área equipada para refeitório, quadra de esportes sem cobertura, Ginásio de esportes para uso somente no diurno. 

      Na organização do cotidiano do trabalho escolar serão considerados: os momentos de aula, de recreio monitorado, de atividades que serão realizados dentro e fora da sala de aula, dentro ou fora da escola, em períodos normais de aula ou fora destes, que por ventura venham fazer parte do planejamento da Escola e do professor, para enriquecer o trabalho escolar. Horário de funcionamento: • Matutino: 7h30 – 11h30 • Vespertino: 13h30 – 17h30 • Noturno: 19h – 22h30.   





            Sala de tecnologia da EEB. Walter Probst • Na era da tecnologia e de seus benefícios para o desenvolvimento cognitivo e motor de todo e qualquer indivíduo, não será mais possível que os educandos não possam usufruir desta ferramenta para poderem conhecer o mundo viajando pela internet, além de também, poderem desenvolver-se em todos os aspectos. No mundo atual, somos marcados pelo processo de informatização da sociedade, nos mais variados setores, sendo isto proporcionado pelos avanços das tecnologias da informação e da comunicação. O meio educacional como não poderia ser diferente também acabou sendo atingido por esta crescente demanda do uso destas tecnologias. • As mudanças que vem ocorrendo, vem de forma a buscar um verdadeiro significado à função da escola e do papel do professor, onde podemos afirmar que a função da escola não é mais simplesmente ensinar, mas sim de criar condições de aprendizagem, desta forma, a escola está diante de novos desafios de impor uma educação que acompanhe conceitos presentes da era da inclusão digital. • Na era da tecnologia e de seus benefícios para o desenvolvimento cognitivo e motor de todo e qualquer indivíduo, não será mais possível que os educandos não possam usufruir desta ferramenta para poderem conhecer o mundo viajando pela internet, além de também, poderem desenvolver-se em todos os aspectos. No mundo atual, somos marcados pelo processo de informatização da sociedade, nos mais variados setores, sendo isto proporcionado pelos avanços das tecnologias da informação e da comunicação. O meio educacional como não poderia ser diferente também acabou sendo atingido por esta crescente demanda do uso destas tecnologias. • As mudanças que vem ocorrendo, vem de forma a buscar um verdadeiro significado à função da escola e do papel do professor, onde podemos afirmar que a função da escola não é mais simplesmente ensinar, mas sim de criar condições de aprendizagem, desta forma, a escola está diante de novos desafios de impor uma educação que acompanhe conceitos presentes da era da inclusão digital. Atualmente a Escola de Educação Básica Walter Probst, conta com um laboratório de informática com 27 computadores e uma impressora, onde vem sendo desenvolvidas aulas informatizadas em todas as disciplinas e com todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Escola, conta com um profissional contratado para fazer o atendimento da sala informatizada nos três turnos, este vem a auxiliar o professor de sala de aula no trabalho de pesquisa. 

              Considerações finais Acredita-se que ao fazer uso das tecnologias o professor se torna mediador do conhecimento. Indagando seus alunos, o professor promove o desafio, a observação, levando-os a criticidade, processos com os quais os alunos construirão seus conhecimentos, pois essa prática os deixa mais próximos de suas realidades. Sabe-se portanto, que para que isso possa acontecer nos dias atuais, alunos e professores precisam ter aceso as mais variadas tecnologias que podem ser os álbuns seriados, cartaz de ensino por fichas, histórias em quadrinhos, ilustrações, jogos, jornais, jornal escolar, livro didático, mapas, globo terrestre, mural, peça teatral, quadro de giz, quadro branco, utilização de sucatas, textos, entre muitas outras ferramentas que possuímos na escola como CD, DVD, pendrive, televisão, projetores, celulares, tablets e outros. Dentre os recursos tecnológicos encontramos a internet e os mais variados canais de comunicação que podem e devem ser utilizados, sempre que necessários. Enfim, salienta-se que todas essas tecnologias são de suma importância, mas se não existir um projeto ou uma organização metodológica de como será usado e com qual objetivo, pode-se simplesmente ocupar o tempo dos alunos, levá-los ao comodismo, o que não garante aquisição de conhecimento. O que realmente fará a diferença no uso das tecnologias hoje existentes, é o planejamento, pois tudo o que nós planejamos e registramos tem uma possibilidade maior de dar certo. 

              Conclusão As mais inúmeras maneiras de comunicação virtual são muito importantes em todos os meios, inclusive na área escolar, pois tanto aluno e professor conseguem se comunicar e tirar dúvidas em curto espaço de tempo. Algo que nos deixa apreensivas é que percebemos que desta forma tão facilitada para adquirir informação, faz com que alunos e professores muitas vezes acabam apenas se informando e não adquirem o conhecimento. Outro fator que preocupa e nos frustra é a dificuldade de acesso a internet na nossa escola, pois muitas vezes os professores programam aulas interativas, mas quando levam seus alunos, a internet não esta disponível ou esta muito lenta, o que faz com que tanto professor como alunos se decepcionem com a sala de tecnologia. E Isso é muito comum na nossa escola.


                          Atividades desenvolvidas com as TDIC

Apresentações de trabalhos escolares utilizando as TDICs






Vídeo realizado pelos alunos do 2º ano noturno Gincana do Dia do Estudante 2013








sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Semana da Criança

Projeto: Descobrindo Talentos
Participação: Alunos do 1º ao 5º ano

Objetivo Geral: Oportunizar os alunos de participarem de apresentações artísticas e culturais. Onde possam apresentar ao público o seu talento nato ou adquirido, nas diversas aptidões e habilidades como: música, dança, teatro, dublagem, poesia, instrumental e modalidade livre.
















quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Semana / Dia da Paz

  A semana objetiva refletir e sensibilizar a comunidade escolar em toda rede estadual de ensino para a cultura da PAZ, a qual visa substituir a violência instalada em nossa sociedade por atitudes cidadãs e pacíficas, a partir do processo de educação para a Paz.


Princípios da Cultura de Paz definidos pela ONU:
Respeitar a vida;
Rejeitar a violência;
Redescobrir a solidariedade;
Ser generoso;
Ouvir para compreender e preservar o Planeta;

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Cienciapédia Show

No dia 02/10 tivemos aqui na escola a presença do professor Diego realizando um show de Ciência. Muitos experimentos! Tudo de um jeito bem diferente! Foi muito bom!!!
Veja as fotos...