sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Despedida da professora Daverly

Homenagem dos alunos do 4º ano a professora Daverly Sautner de Medeiros que se despede da Escola para  aguardar a sua aposentadoria em casa. EEB Walter Probst agradece todos estes anos de trabalho e dedicação da professora...

 Sentirei muito sua falta, querida professora. Seu jeito de ensinar é único e torna a aprendizagem em uma experiência maravilhosa.
Você é uma boa profissional com um grande coração, que vai sempre além das suas obrigações e se torna também uma amiga e mãe.
Sempre olhei para você com grande admiração e verdadeiro apreço. Não há um dia que não aprenda algo de novo, uma nova história, um exemplo diferente. E é um prazer beber a sua sabedoria.
Com você aprendemos muito mais do que teoria, aprendemos valores humanos para colocarmos em prática.
Você é uma professora generosa, que tem o dom de ensinar com simplicidade. Você consegue despertar em nós a curiosidade e a vontade de aprender sempre mais. 
Há pessoas que têm o poder de transformar as nossas vidas, e você é uma destas pessoas. Mais do que uma professora, você é uma pessoa que nos inspira a querermos ser a melhor versão de nós mesmos.
Esta escola não será mais a mesma a partir de agora. Você ficará eternamente guardada em nossos corações.




Uma pequena homenagem do 4º ano 1 - set 2015

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aluno Destaque da OBMEP

      No dia 18/09 o aluno Rodrigo Samuel Roemig, 3º ano do EM, acompanhado de sua mãe Iris e da Diretora Helena, foram a Florianópolis receber a premiação da OBMEP referente ao ano de 2014. Rodrigo, que sempre se destacou recebendo " Menção Honrosa" desta vez foi premiado com "Medalha de Prata." A EEB Walter Probst parabeniza Rodrigo e espera que continue sempre assim: dedicado e estudioso, seu futuro será promissor.









CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
NÚCLEO ESPECÍFICO: EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓS GRADUANDA: PATRICIA LUIZA DE MORAES


Resenha crítica sobre o texto: “CONSTRUINDO DIÁLOGOS ENTRE A MÍDIA – EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: uma experiência na escola”.
Paula Nunes Chaves;
Joyce Mariana Alves Barros;
Dandara Queiroga de Oliveira Sousa;
Ana Luiza Silva Costa;
Allyson Carvalho de Araújo.

O referido texto nos leva a pensar sobre como as mídias em geral influenciam e delimitam nossa visão sobre o que é belo, o que é permitido e o que é feio e proibido, nos passando conceitos e criando nosso imaginário sem que nos demos conta ou pensemos a respeito.
 Os autores começam a abordar o tema explanando sobre como consumimos as informações que a mídia nos apresenta citando (ECO.2006) inegável consumo da mídia no âmbito pessoal e escolar dos alunos no faz pensar sobre o processo de apropriação dessas informações. Nesse sentido, a absorção das informações midiáticas pode dar-se em uma perspectiva inocente e alienante, caracterizando o pessimismo da corrente de pensamento apocalíptica, na qual o aluno é apenas receptor passivo das “verdades” difundidas na mídia. Ou pode ser de uma perspectiva integrada, que considera a mídia como um emissor de mensagens e informações para o alargamento cultural e que não são apropriadas por consumidores indefesos, mas sim por sujeitos que tem capacidade de refletir criticamente sobre essas informações.
No que tange à Educação Física nota-se a preocupação dos autores de discutir sobre estereótipos e sobre os pré-conceitos com relação ao corpo e as medidas que as pessoas tomam para conseguir atingir o corpo “vendido” pelas mídias. Eles acreditam, que se faz pertinente refletirmos que esta explosão de informações midiáticas pode por vezes, estar sendo consumida a partir de horizontes de compreensão limitado e acrítico. Nessa perspectiva, o que se estabelece por muitos jovens/consumidores é uma internalização inocente dos discursos midiáticos repletos de valores e conhecimentos, por vezes descontextualizados e reducionistas.
Os autores acreditam que ao se trabalhar a mídia-educação consiste em permitir que as crianças/jovens vivam circunstâncias por uma realidade midiática, sem, no entanto, perder a potência reflexiva para com essa onda de informações, conhecimentos e valores difundidos, a fim de fomentar o processo de ensino aprendizagem.
A metodologia utilizada pelos pesquisadores teve um caráter descritivo e foi classificada por eles como pesquisa-ação, que utilizou-se de coleta de dados a observação participante. O tema norteador, ou problematização deste trabalho materializou-se como “Mídia e Educação Física”, o mesmo foi realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRN, o projeto foi aplicado na E.E. Professor Josino Macedo e a turma selecionada da instituição foi o 1 Ano B, que possui 25 alunos, no período vespertino.
No desenvolvimento do projeto a primeira etapa realizada pelos acadêmicos foi denominada de Comunicação. Para tanto eles utilizara o diálogo inicial questionando os estudantes sobre seus corpos. Todos os presentes se mostraram insatisfeitos com algo no seu corpo. Os rapazes desejavam um corpo mais forte, enquanto as meninas um corpo mais magro. Para corroborar e nos fazer refletir essas afirmações os autores citam (BIANCHI etal, 2011, pag.1) que nos diz que são essas visões que as pessoas tem sobre o corpo levas as pessoas a recorrer a mecanismos “eficientes” que promovem um ideal de belo, homens e mulheres viciados em atividades físicas, dietas rígidas, sempre procurando melhorar a imagem para suprir necessidades específicas e particulares,
O segundo momento foi denominado percepção, neste foi questionado que tipo de corpo eles desejariam ter, se o padrão que é mostrado pela mídia e as respostas foram “mais ou menos”, pois existem excessos que os estudantes não gostariam de ter. Nesse questionamento foi comentado que o culto ao corpo teve seu ápice após o avanço das tecnologias. Depois destas discussões foi pedido que os estudantes escolhessem os dois representantes, um de cada sexo que fossem considerados os corpos mais bonitos da sala e fossem registrados com fotografias para avaliação na próxima aula.
Na sequência foi solicitado que os alunos analisassem e refletissem sobre um texto de (BIANCHI et al., 2011. p.1), que falava sobre como as mídias influenciam nossos conceitos e intensificam a idéia de um individuo venerado pela sua condição física. A partir da interpretação os autores pediram que os alunos analisassem as fotos que haviam tirados dos colegas e percebeu-se a semelhança do texto com a escolha feita pelos mesmos, assim concordaram que ao entender as representações de imagens de padrões corporais de beleza a serem seguidos são vendidos e produzem discursos que, se tornam construidores de “verdades”.
Em um terceiro momento foi denominado pelos autores Busca de Informação que se constituiu em realizar uma busca de imagens que representassem um corpo belo, mas essa fotografia não podia ser completa deveria ser uma montagem, como um quebra cabeça, e na sala se montou grupos para trabalharem juntos, um de meninos e um de meninas.
Após a construção e analise das figuras os acadêmicos e alunos discutiram e chegaram a conclusão que os padrões se repetiam e os corpos “fictícios” montados pelos alunos refletiram a busca pelo padrão de beleza influenciado pela cultura midiática.
Segundo os autores: ”Percebemos por meio dos discursos dos alunos sua tomada de consciência a respeito de um padrão estético recorrente na mídia que influencia diretamente a concepção de corpo belo deles...”, depois dessas reflexões foi questionado o que se faz para conseguir seguir esses padrões e os perigos envolvidos e “aceitos” para chegar a esse ideal de corpo vendido pela mídia. Como hoje ser belo é ser magro e forte, a indústria de remédios e cosméticos fatura alto vendendo suplemenstos, remédios, géis e cosméticos para se atingir esse padrão.
No texto percebesse que durante o processo de montagem dos corpos considerados belos, surgem questões de gênero e sexualidades reflexos dos conceitos arraigados onde homens não podem achar outros homens bonitos, ou como nos dizem os autores:”...encontraremos nessa atitude um reflexo da sociedade patriarcalista e heterocentrada que vivemos, que leva a sujeitos a pensar esta atitude como uma ameaça a masculinidade e à identidade heterossexual.” , isso nos faz refletir como em nossa está estruturada e como esses conceitos estão diretamente ligados a nossas formação patriarcalista.
Os pesquisadores levaram os alunos a refletir sobre suas escolhas, questionaram se as mesmas tinham de alguma forma sido influenciadas pela mídia. Questionaram também aos estudantes se eles perceberam que a maioria das pessoas que convive com eles no cotidiano é bem diferente do padrão de beleza vendido pela mídia. E os estudantes se surpreenderam quando perceberam e admitiram que são inocentes e influenciados diariamente pelas mídias principalmente pela internet, sem refletir a cerca das informações e valores que recebem constantemente.
Nas considerações finais os autores relatam é possível trabalhar no âmbito da Educação Física, utilizando as interações da mídia-educação destacando a concretude da apropriação do conteúdo
“conhecimento sobre o corpo” nas aulas de Educação Física. Fica claro a importância de se discutir e se aprofundar da mídia-educação para fomentar as discussões no campo da Educação Física e utiliza-la além da perspectiva instrumental, contribuindo assim para uma reflexão crítica dos alunos e na desmistificação dos estereótipos corporais.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Trabalhos em exposição

Teoria das Múltiplas Inteligências 
Turmas: 3º ano do EM
Professora: Ana Paula Quiquio Wenke 





A qualidade da água - 6º ano
Professora: Gabrielli 



Esquadra Espanhola - 5º ano
Professora: Luana Salvador







segunda-feira, 14 de setembro de 2015

2ª fase da OBMEP 2015

 No dia 12 de setembro aconteceu  a 2ª fase da OBMEP 2015.


Alunos que participaram desta 2ª fase:

Aline Blasius
Amanda Cristina Rodrigues Boling
Ana Paula Erhardt
Andrei Prim
Bianca Foss
Bruno Martins
Carlos Ernesto Baumgartel
Carolina S. de Almeida 
Daniel José da Silva
Diego Muller
Elaine Stuppe
Guilherme Holler
Gustavo Schlemper
João Gesser Montibeller
Karini Wiggers
Laura Roberta Rosa
Leandro Hammes
Leandro Ismael Roemig
Letícia Cintia Andrade
Natacha Salvador
Paula Bettoni
Rafaela Dela Justina
Rodrigo Samuel Roemig
Tainara Caroline Angelo
Vanessa Merten
William Amancio Presdonio

Parabéns!!!