sexta-feira, 1 de março de 2013

Sejam Bem-vindos ao ano letivo de 2013

       A EEB Walter Probst, recepciona os alunos com frases positivas para marcar o início do ano de 2013. Seguindo as setas espalhadas pelo pátio interno da escola os alunos encontraram frases como: Eu sou inteligente, Eu participo das atividades escolares, Eu amo minha família, Eu uso uniforme, Eu respeito os professores, e outras.
       No final encontrarão a seguinte frase: Quem é que faz tudo isso?
       E chegam a um espelho onde está escrito: Esse(a) aluno(a) sou EU.
       A professora Renata nas aulas de artes leu as frases com os alunos das séries iniciais e depois trabalhou as frases através de desenhos.
       Vejas as fotos...

Dezembro de 2012

No dia 20 de dezembro de 2012, foram entregues os Certificados de Conclusão do Ensino Médio.
Veja as fotos...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saiba que o SMS mudou o mundo


No dia 3 de dezembro de 1992, o engenheiro de informática britânico Neil Papworth enviou a primeira SMS (Short Message Service) a partir de um computador, pois até então os celulares não tinham teclados com o alfabeto, isso foi há exatos 20 anos atrás.
Por se tratar de ser a primeira SMS enviada nada mais natural que ser uma curta mensagem na qual dizia ”Merry Christmas” (Feliz Natal) e quem a recebeu foi Richard Jarvis, na época diretor da operadora de telecomunicações britânica Vodafone, que estava na festa natalícia da empresa. E infelizmente Jarvis não tinha como agradecer as felicitações.
Realizada uma pesquisa só na Grã-Bretanha, 150 bilhões de mensagens foram enviadas em 2011. Em 2010, o serviço SMS registrou cerca de 6,1 trilhões de mensagens enviadas e em 2012 estima-se que mais de 4 bilhões de pessoas enviam e recebem mensagens.
A princípio o envio de SMS era gratuito passando a ser cobrando com uma taxa baixa em 1990.











Na Grã Bretanha, nove em cada dez indivíduos entre 16 e 24 anos dizem se comunicar diariamente através de SMS, em comparação com 15% das pessoas com mais de 65 anos, de acordo com a Ofcom.
No princípio, o envio de SMS funcionava com quase o mesmo sistema que o Twitter, ou seja, era possível escrever mensagens de até 160 caracteres.
Por isso hoje vemos muita abreviações onde letras, números e símbolos começaram se misturar: “Td bem”, “9dds?”, “kd vc?”, “bjs” e expressões do gênero passaram a ser cada vez mais comuns. Sempre acompanhadas de emoticons para expressar o humor, é claro :D

Alimentos e suas Respectivas Vitaminas


Alimentos e Suas Vitaminas



qv2feal5
  • Conheça as vitaminas dos alimentos ingeridos….
Vitamina A (Retinol)
Fígado, rim, manteiga, gema de ovo, leite integral, creme de leite, leite desnatado enriquecido.
Caroteno (precursor da vitamina A)
Folhas verde escuras(espinafre, couve, rúcula, agrião, escarola), vegetais amarelo alaranjados como cenoura, abóbora, batata doce e frutas como mamão, damasco, pêssego, nectarina, manga. Quanto mais intensamente verde ou amarelo for o vegetal mais caroteno ele conterá.
Vitamina D (Calciferol)
Manteiga, gema de ovo, leite desnatado enriquecido, creme de leite, cereais enriquecidos, fígado, óleo de fígado de bacalhau, peixes oleosos. Lembrar que a vitamina D é produzida no nosso organismo pela pele quando exposta ao sol.
Vitamina E (Tocoferol)
Gérmen de trigo, cereais integrais, gema de ovo, creme de leite, manteiga, vegetais verdes, fígado, frutas oleaginosas (nozes, amêndoa, amendoim e pecã) e óleos vegetais (oliva, soja e milho).
Vitamina K
Vegetais de folhas verdes (couve, espinafre, agrião e alface), brócolis, aspargos, repolho e nabo. Queijos em geral, gema de ovo, fígado e aveia.
Tiamina (B1)
Gérmen de trigo, carne de porco magra, ervilhas, feijão, soja, amendoim, grãos integrais, fígado, vísceras, carnes, aves, peixes e gema de ovo.
Riboflavina (B2)
Leite, requeijão, queijo cheddar, requeijão, vísceras, carnes magras, ovos, vegetais de folhas verdes, pães e cereais enriquecidos.
Niacina
Feijão, ervilha, frutas oleaginosas, grãos integrais, cereais enriquecidos, leite, ovos, amendoim, carnes magras, vísceras, aves, peixes, levedo de cerveja.
Piridoxina (B6)
Gérmen de trigo, farinha de aveia, grãos e cereais integrais, leguminosas, batata, banana, semente de girassol, atum enlatado, linguado, abacate, soja, carne do porco, vísceras.
Ácido Fólico
Vegetais de folhas verdes principalmente o espinafre, o aspargo natural e o brócolis. Outras fontes são: o levedo de cerveja carne, fígado, pão integral, gérmen de trigo, farelo de trigo, gema de ovo, batata e feijão.
Cobalamina (B12)
Alimentos protéicos de origem animal como carnes, vísceras (fígado e rim), leite e derivados, ovos, peixe e frutos do mar (ostras e caranguejo). (Informações especiais para vegetarianos: clique aqui )
Biotina
Couve flor, brócolis, batata, tomate, gérmen de trigo, levedo de cerveja, melado de cana, cogumelos, várias frutas (banana, melão, laranja, morango, etc).
Vitamina C
Frutas cítricas, folhas cruas, tomate, pimentão verde, couve de bruxelas, repolho, melão

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mapa mostra como o nosso cérebro organiza o cotidiano


Pesquisadores criam gráfico que apresenta a forma como o cérebro caracteriza nossas ações diárias.
De acordo com uma notícia publicada pela Universidade da Califórnia em Berkeley, um grupo de pesquisadores criou um mapa que mostra como o cérebro organiza as nossas ações cotidianas e os objetos que vemos todos os dias. O gráfico foi chamado de “Semantic Space” (ou “Espaço Semântico”, em tradução livre).
Para desenvolver o mapa, os pesquisadores avaliaram a atividade cerebral de cinco voluntários, que foram submetidos a exames de ressonância magnética (MRI) durante duas horas, enquanto assistiam a trailers de filmes. Cada um dos vídeos foi analisado previamente, para que os cientistas pudessem monitorar a forma como o cérebro dos participantes reagia com relação aos diferentes objetos e ações presentes neles.

Mapeamento

Através da ressonância, os pesquisadores puderam acompanhar o fluxo sanguíneo cerebral, observando quais eram as áreas estimuladas durante a exibição dos clipes. Depois, os cientistas utilizaram uma técnica estatística chamada “regressão” para determinar como as aproximadamente 30 mil áreas dos cérebros dos voluntários que estavam sendo monitorados se relacionavam com os 1.700 objetos e ações presentes nos trailers.
Os pesquisadores observaram através dos exames que, em vez de diferentes tipos de objetos serem representados por diferentes áreas do córtex visual — como se acreditava —, na verdade o estudo revelou uma rede muito mais complexa, com diversas sobreposições de associações que vão além do córtex cerebral, estimulando cerca de 20% de todo o cérebro durante o processo de categorização do cotidiano.

A História dos computadores e da computação

Hoje em dia, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma  nunca vista anteriormente. Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de 7 mil anos atrás. 

Por este motivo, desenvolvemos este artigo, que conta a história e a evolução da computação e dos computadores em geral, desde a antiguidade até os dias de hoje. Desta maneira, você poderá ficar por dentro das principais formas de computação utilizadas pela humanidade. O texto está dividido em 4 partes e irá abordar temas diversos como ábaco: máquina de pascal, lógica de Boole, computadores mainframes, Steve Jobs, Bill Gates, entre vários outros.

Para começar, vamos falar sobre uma forma de calcular muito simples mas que também foi muito útil nas culturas antigas: o ábaco.

Ábaco, a primeira calculadora da história


Exemplo de ábaco russo



Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem.

Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc. Cada um destes povos possui uma versão de específica desta máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nome roma antiga era "Calculus", termo de onde a palavra cálcuo foi derivada.

O fato deste instrumento ter sido difundido entre todas estas culturas se deve principalmente a dois fatores. O contato entre povos distintos é o primeiro deles, o que fez com que o ábaco fosse copiado de um lugar para vários outros no mundo. Por outro lado, a necessidade da representação matemática fez com os sistemas de contagens utilizados no cotidiano fossem implementados de forma mais prática.

Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já a multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas que padrão.

Régua de Cálculo

Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principal ferramenta de cálculo por muito tempo. Entretanto, os principais intelectuais da época do renascimento necessitavam descobrir maneiras mais eficientes de efetuar cálculos. Logo, em 1638, depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred , criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.
Régua de Cálculo


Até este momento, a multiplicação de números muito grandes era algo muito trabalhoso e demorado de ser realizado. Porém, Napier descobriu várias propriedades matemáticas interessantes e as deu o nome de logaritmos.  Após, disso, multiplicar valores se tornou uma tarefa mais simples.

O mecanismo do William era consistido de um régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado.

Máquina de Pascal

Apesar da régua de cálculo de William Oughtred ser útil, os valores presentes nela ainda eram pre-definidos, o que não funcionaria  para calcular números que não estivessem presentes na tábua. Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina de Pascal.


Máquina de Pascal


Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas, que giravam na realização dos cálculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas, o que não aconteceu na prática, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair. Por esse motivo, ela não foi muito bem acolhida na época.

Alguns anos após a Máquina de Pascal, em 1672, o alemão Gottfried Leibnitz conseguiu o que pascal não tinha conseguido, criar uma calculadora que efetuava a soma e a divisão, além da raiz quadrada.




A Agenda 21 - Um Documento de Conscientização Ambiental


A Agenda 21



A Agenda 21 é um dos reflexos da Conferência Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A finalidade de tal evento era discutir ações que pudessem aliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

Cabe a cada país a responsabilidade de elaboração de sua Agenda 21. A mesma consiste em um documento pelo qual cada país deve ter o compromisso acerca dos problemas socioambientais existentes no mundo; partindo das problemáticas particulares ou regionais até as gerais ou globais.


A Agenda 21 tem como objetivo elucidar acerca de uma nova perspectiva de desenvolvimento, disponibilizando uma inédita concepção para a sociedade industrial; além de estabelecer um conceito inovador em relação ao modelo de desenvolvimento instaurado atualmente. O documento prevê também que o desenvolvimento socioeconômico dos países deve estar firmado na qualidade, e não somente na quantidade, ou seja, considerando a preservação humana e da natureza.

O que se busca a partir da Agenda 21 é a implantação global de um modelo de desenvolvimento sustentável, tentando aliar preservação ambiental, questões sociais e crescimento econômico. A conciliação desses itens não é tarefa fácil, especialmente nas sociedades capitalistas que visam apenas o lucro.

Diante do significado e dos objetivos propostos pela Agenda 21, nota-se que sua implantação efetiva parece estar distante, tendo em vista que os resultados ainda são modestos ou imperceptíveis.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

  Dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo

1. Educar as crianças para o respeito ás diferenças. As diferenças enriquecem nosso conhecimento.
2. Textos, histórias, olhares, piadas e expressões podem causar cicatrizes. Indigne-se e esteja alerta se isso acontecer.
3. Não classifique o outro pela cor da pele; Lembre-se: racismo é crime.
4. Se alguém for discriminado, abrace-o, apoie-o. Toda criança tem o direito de crescer sem ser discriminada.
5. No caso de discriminação, você deve buscar defesa no Conselho Tutelar, nas ouvidorias dos serviços públicos e nas delegacias. A discriminação é uma violação de direitos.
6. Proporcione e estimule a convivência de crianças de várias raças e etnias.
7. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade etnico- racial.
8. Muitas empresas estão revendo sua política de seleção e de pessoal com base na multiculturalidade e na igualdade racial.
9. Órgãos públicos de saúde e de assistência social estão trabalhando com rotinas de atendimento sem discriminação para famílias índigenas e negras.
10. As escolas são grandes espaços de aprendizagem. Nela encontramos a pluralidade de nosso povo. Nossa escola tem uma postura contra o racismo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Poesias: O lugar onde vivo...

        
 Alunos do 5º ano 1 e 2 da Professora Miriam criam poesias com o tema: O lugar onde vivo...
foram escolhidas as três melhores poesias dos dois turnos.
Leia...

Aurora

Eu vivo em Aurora
Terra de gente trabalhadora
Terra de gente acolhedora

Que da terra tira seu sustento
De sol a sol com muito suor
Sempre esperando um amanhã melhor

Eu vivo em Aurora
Mesmo com todas as dificuldades
Sempre me traz felicidade
Viva Aurora
Viva Aurora       
                         
  Autora: Daiane Carl

A minha casa

Lá na minha casa
Onde eu moro é tão calmo
Quase não tem barulho de carro
Lá eu moro e sou feliz.

Um pouco mais em cima
Em cima do morro
Lá mora meu avô
E com ele feliz eu sou.

Lá na minha casa
É muito bom de morar
Lá tomo banho de rio
Vejo o tempo passar.

Lá me divirto muito
Lá tem verde, tem ar puro
Ar bom pra respirar
Lá me sinto seguro.
               

Autor: João Paulo Neckel
  
Da minha janela imagino...

Da minha janela imagino
Um mundo sem fim
Com estrelas e jasmim
Cheio de amores, repleta de cores.

Da minha janela imagino
Um horizonte
Grande e sem fim
Na imensidão do universo.

Da minha janela imagino
A lua dançando lá no céu
Como uma flor cheia de mel
Logo vem, logo vem um peregrino.

Assim imagino meu mundo
Com fantasia, alegria
Paz e amor
Cheio de lembranças boas e ruins...
                             
  Autora: Thaís Naiara Mees 

Sol nascente

Sou um menino
Gosto de estudar
Por isso escolhi
Aurora para morar.

Quando eu crescer
Quero muito trabalhar
Por isso com esse povo
Escolhi ficar.

Terra de muito verde
Montanhas e rio corrente
Por isso Deus fez Aurora
Um paraíso eternemente.

Cidade do sol nascente
Aqui o povo
É independente
Feliz e contente.

Autor: Lucas Leopoldo Schoeninger


Meu sítio

No lugar onde moro
Tem de tudo
Bichos, frutas, verde
A natureza que beleza.

Tem uma linda lagoa
Onde pesco carpa, traíra
Navegando na canoa
Ai! Que frio na barriga!

Às vezes de tão sossegado
Ouço o vento
Assoviando
Palavras de invento.

Quer conhecer
Eu recomendo
Tanta beleza
Venha correndo.
                           
  Autor: Jean

Nossa cidade, minha felicidade

Vejo da minha janela,
O rio e pássaros a cantar
De manhã cachorro latindo,
E de tarde gatos a miar.

Logo, meio dia venho pra escola,
Para estudar, um pouco de bagunça só pra alegrar.
Brinco, sonho e choro, risadas sem parar,
Então minha mãe me observa da janela a me esperar.

Minha cidade é bem pequena
Todos dizem que ela é pobre
Eu falo que não é,
Pois aqui existe gente humilde e nobre.

Bem no centro tem um parquinho,
Ele é bem pobrezinho
Mas dá pra brincar.
Onde tomo coca-cola,
E depois vou estudar.

Fim de papo vou parar de falar
Sou muito tagarela
E você não vai agüentar.
                      
  Autora: Carolaine Künstler Pessoa

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Rio Itajaí - Pede nossa ajuda

        Recebemos no dia 19/11, materiais didáticos de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão ( CESAP), com foco na conscientização sobre a destinação adequada do lixo. Além do lixo, os materiais tratam da realidade do nosso rio Itajaí e como o processo de poluição e degradação ao longo de seu leito interfere na vida das pessoas e dos municípios. Na ocasião foram reunidos os alunos no auditório. Jair e Rubens, idealizadores deste Programa conversaram com os alunos e fizeram a entrega dos materiais. Também assistimos ao DVD e pudemos observar o cenário atual do nosso rio Itajaí desde sua nascente. Esta publicação mostra o desperdício, a poluição e a destruição das matas ciliares. Exemplos de descaso com o rio Itajaí- Açú, na região do Alto Vale.
         Pare e Pense:
         Faça coleta seletiva. Dê a destinação adequada.

         

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

HALLOWEEN 2012

 
Atividade de Aprendizagem, Integração e Resgate Histórico
Tema:  HALLOWEEN - 2012

JUSTIFICATIVA: O projeto tem a finalidade de ampliar conhecimentos sobre as lendas e mitos do halloween, buscando o desenvolvimento da criatividade de cada aluno, abrangendo os alunos do ensino fundamental  e do  ensino médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
         A abertura da atividade de aprendizagem  irá acontecer no dia 30 e 31/10/2012, no auditório da escola, em cada turno, conforme cronograma em anexo. Serão realizadas várias atividades envolvendo  momentos de contação de histórias, contextualização da história do halloween,  filmes e apresentação de peças teatrais sobre Halloween. A atividade proposta  estará envolvendo a   literatura inglesa regional e universal.

OBJETIVO GERAL: Estimular o trabalho em grupo, habilitando à pesquisa, a interpretação, a leitura, a escrita e as habilidades artísticas, intensificando desta forma  o desenvolvimento dos processos psicológicos e cognitivos,  resgatando as lendas místicas do Halloween.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Intensificar o papel de cidadania através do desenvolvimento de trabalhos em grupo
Promover aulas mais dinâmicas e descontraídas;
Promover interatividade entre alunos/escola/mundo
Oportunizar o desenvolvimento das múltiplas habilidades nos participantes;
Oportunizar aos alunos da 3ª série do Ensino Médio espaço para o desenvolvimento da habilidade de organização, bem como  intensificar o espírito de liderança; 
Desmistificar as crenças sobre o halloween.

AÇÕES:

Formação de grupos com os alunos dos 3º anos para organização da decoração do pátio interno da escola e do auditório ( 3º ano matutino – auditório que será organizado na segunda-feira à tarde 29/10 e 3º ano vespertino túnel de entrada para o auditório que será organizado na segunda-feira de manhã 29/10);

Escolha dos assuntos com os alunos do 3º ano para contação de histórias, sendo sobre lendas, superstições, fórmulas mágicas, equações tridimensionais, comidas típicas do Halloween, teatro, música, dança, máscaras, fantasias, maquilagem, decoração, filmes, etc;

Organização de motivos decorativos para o pátio interno da escola,  junto aos alunos do 1º ao 5º ano nas aulas de artes;

Pintura de um painel sobre o halloween envolvendo vários alunos e professores.

ORGANIZAÇÃO
Alunos dos 3º anos do Ensino Médio
Professora: Ana Deolisa Weiss
  
RECURSOS: Livros, textos, tradução, painéis, gravuras, cartazes, músicas, internet, adereços, entrevistas,  etc.

AVALIAÇÃO: Será contínua, observando interesse e participação.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Ana Deolisa Weiss
Aline Priscila Warmeling
Neusa May Delfino
Reguita Kruger Cunha
Renata dos Santos Bettoni

Relatório

   A atividade de aprendizagem, integração e resgate histórico sobre o Halloween de 2012 estimulou o trabalho em grupo desenvolvido com os alunos de 1º ao 5º ano nas aulas de Artes, onde a proposta de trabalho foi elaborar motivos decorativos para o pátio da escola. Foram confeccionados vários trabalhos em origami formando personagens do halloween como caricaturas, abóboras, morcegos, entre outros;

     Foi realizada a pintura de um painel em TNT com o auxílio de professores e grupos de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio que foi exposto no pátio interno da escola;

Os alunos do 6º ano do EF ao 3º ano do EM, colaboraram para a compra dos materiais utilizados:

     Os alunos do 3º ano matutino organizaram o auditório no contra-turno na segunda-feira, assim como os alunos do 3º ano vespertino organizaram o túnel de entrada para o auditório no seu contra-turno, com a professora Ana e a orientadora Reguita;

 Os alunos do 3º ano do EM juntamente com a professora Ana organizaram a decoração para os espaços que foram utilizados e também as atividades de integração que foram desenvolvidas com todos os alunos.

veja as fotos...



 

30 anos de serviço

 Parabenizamos a nossa diretora Helena que  recebeu no dia 07/11, o Certificado de Menção Honrosa por ter completado 30 anos de serviços prestados ao Estado.