terça-feira, 16 de outubro de 2012

Plano de ação do livro: Tosco

Relatório das atividades desenvolvidas


            No dia 10 de setembro reunimos os alunos da 7ª e 8ª séries no auditório, juntamente com a coordenação pedagógica, professores de Língua Portuguesa para fazermos a entrega dos livros do “Tosco” e falar das ações que serão desenvolvidas após a leitura do livro. Na ocasião aproveitamos para divulgar o NEPRE/ESCOLA – O que é? Quem faz parte.
            Em seguida passamos o vídeo: Rap da Mudança.  Tiramos fotos das turmas no palco interno da escola e em seguida fomos para sala de aula dar início a leitura do livro. Acompanhamos os alunos, equipe pedagógica e professores. Percebemos que conseguimos motivar os alunos para leitura e despertamos a curiosidade dos alunos em querer saber mais sobre a história do “Tosco”. Foi um momento prazeroso.


           No período de 24 a 28 de setembro os alunos prepararão os trabalhos para a socialização. Onde serão montados standes para cada turma.  
Ø  Definição da palavra: Tosco / Resumo do livro Série: 8ª 1 mat.
Ø  Atitudes Toscas X Atitudes não Toscas.  Série: 7ª 1 mat.
Ø  Paródia: Sobre boas atitudes.    Série: 8ª 3 ves.
Ø  Desenho das imagens do livro: Série: 8ª 2 mat.e 8ª série 4 ves.
Ø  Colcha de retalhos com frases positivas.     Série: 7ª 3ves.
Ø  Carta de leitor / comentário do livro e ilustrar atitudes positivas. Série:  7ª 2 ves.


   No dia 03 de outubro fizemos a socialização dos trabalhos do livro: Tosco para todas as turmas da escola no período matutino e vespertino. Os trabalhos foram organizados e expostos no dia anterior, com a ajuda dos alunos. Onde foram expostos: Resumo da história (varal literário), Atitudes Positivas (colcha de retalhos) Atitudes Toscas X Atitudes não toscas, Paródia, Propaganda, Comentário do livro e também painel ilustrado com as imagens da história.





             A história do Tosco contagiou a escola inteira desde os anos iniciais até o Ensino Médio. Todos ficaram curiosos em saber o que era o Tosco e queriam ler o livro. Como não sobraram exemplares para o acervo da biblioteca alguns alunos emprestaram seus livros para serem lidos por outros alunos da escola.  Desde o início das ações, criou-se um clima de suspense e curiosidade, todos queriam saber do tal “livro do Tosco”. Ficamos satisfeitos com o empenho das professoras de Língua Portuguesa e dos alunos que desenvolveram com muita criatividade, as atividades propostas.    

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Oficinas de Língua Portuguesa

  Nossa escola não participou das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Mas a professora Miriam está trabalhando as oficinas de Poesia com o 5º ano. 
Os alunos da Correção de Fluxo da professora Jaqueline também estão trabalhando as oficinas.
Veja as fotos da Entrevista dos alunos à funcionária da escola Solange. 
Posteriormente serão escolhidos os melhores textos realizados com estas turmas. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ENTREGA DE MUDAS DE ÀRVORES

      Alunos do 3º ano da EEB Walter Probst, participam de mais uma ação referente à Semana da Água "Troque um abraço, por uma árvore"
Esta ação foi realizada no centro de Aurora com distribuição de mudas de árvores, entregues aos motoristas e pedestres que passavam pela rua. Também participaram do plantio de árvores a beira do rio Itajaí do Sul.
 Confira...


Festival de dança: DANÇA CATARINA

  FOTOS...


PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trabalho realizado no Curso Proinfo

Pesquisa complementar 
TEMA: A CHEGADA DOS IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS EM SANTA CATARINA

PARA A COMPLEMENTAÇÃO DOS ESTUDOS, LEVAMOS OS ALUNOS DO 5º ANO MATUTINO, NA SALA DE TECNOLOGIA PARA REALIZAR UMA PESQUISA VISANDO OBSERVAR OS SEGUINTES ASPECTOS SOBRE OS IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS:
  • VESTUÁRIO;
  • RELIGIÃO;
  • CULTURA EM GERAL;
  • LOCAL ONDE SE FIXARAM.
Veja as fotos...



PROFESSORAS: PATRICIA K. VON PARASKI
                      ALINE Priscila WARMling




CIDADANIA - DIREITO DE TODOS

JUSTIFICATIVA: 
Este trabalho visa contextualizar os atos de cidadania que devemos ter e também fazer com que os alunos e toda a comunidade escolar percebam através de diferentes formas e tipos de letras, as diferenças e as semelhanças que existem entre nós, para que possamos intensificar no dia-a-dia, diferentes olhares sobre a inclusão.


OBJETIVOS:
 - Mostrar os direitos e deveres que devemos ter diante dos colegas e familiares;
- Observar o reconhecimento das letras que cada aluno consegue identificar;
- Fazer integração entre os alunos da sala do SAEDE;
- Intensificar diferentes olhares sobre a inclusão;
- Ampliar a coordenação motora dos alunos através de contornos, recortes, colagens e visualizações.



MATERIAL UTULIZADO:
EVA, papel pardo, mapa do Brasil, tenaz, tesoura, retroprojetor, canetão, modelos de letras, TNT, tinta de tecido, lápis e máquina fotográfica.


METODOLOGIA:
1) Conscientização realizada em sala de aula sobre o tema cidadania, falando de respeito, amizade, justiça, solidariedade, e outras atitudes positivas;

2) Ampliação do mapa do Brasil no retroprojetor para que o mesmo possa ser usado como painel decorativo;

3) Contorno e recorte do mapa e das letras;

4) Organização das palavras e letras para serem coladas no mapa;

5) Exposição do painel no pátio interno da escola.


AVALIAÇÃO:
- Será avaliada a coordenação motora;
- O reconhecimento das diversas letras e pela observação dos diferentes atos de cidadania demonstrados pelos alunos no espaço escolar.

Veja as fotos...

 

 Alunos da sala do SAEDE

Professora Emanuella



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

XIV FEMACRI

          Alunos do 3º, 4º e 5º anos participaram da XIV FEMACRI, em Ituporanga com o Projeto: Corpo Enxuto - Obesidade Infantil.
Veja as fotos...

Parabéns a professora Miriam e os alunos que representaram muito bem a nossa escola.