sexta-feira, 29 de abril de 2016

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Mutirão na Escola

   No dia 16 de abril "Dia da Família na Escola", a EEB Walter Probst realizou Mutirão com os pais, professores e alguns alunos.
O principal objetivo eliminar um possível criadouro do mosquito ( Aedes Aegypti), que está localizado entre o muro da escola e o ginásio coberto. Neste espaço existe um buraco com lixos diversos que podem armazenar água e assim servir de criadouro para o mosquito.
Na ocasião também foram:
- Pintada a quadra poliesportiva;
- Recolocado lajotas em alguns lugares;
- Cortado a grama;
- Mudança da quadra de areia;
- Colocado espirobol;
- Colocado separadores nas estantes da biblioteca;
- Lixado e pintado os corrimões;
- Pintado estante para expor trabalhos dos alunos;

Veja as fotos...















A EEB Walter Probst agradece a todos:
Muito Obrigado!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Projeto: Comunidade Escolar contra Aedes Aegypti



Público Alvo: Comunidade Escolar: Alunos, Professores, Funcionários e Pais.

Duração: Março e abril


Professores Responsáveis: Professores Regentes (1º ao 5º anos), Língua Portuguesa, Ciências, Artes e demais professores que quiserem trabalhar o tema dentro da sua disciplina.


Ensino Fundamental Anos Iniciais – Dengue
Ensino Fundamental Anos Finais – Chikungunya
Ensino Médio – Zika (vírus)


Justificativa: Em virtude do grande índice de casos de Dengue, Chikungunya e Zika no país e sabendo que as altas temperaturas favorecem a reprodução mais rápida e consequentemente o aumento da quantidade do mosquito é muito importante que se identifique possíveis criadouros de Aedes Aegypti. Limpar e retirar tudo que se possa acumular água e oferecer riscos é, portanto uma ação coletiva que deve envolver toda a comunidade. Medidas simples de prevenção podem ajudar na interrupção do ciclo de vida do mosquito. Trabalhar junto à comunidade escolar visando conscientizá-la e sensibilizá-la quanto à importância de previnir a dengue e outras doenças é de suma importância. A prevenção da doença representa um desafio e responsabilidade de todos.

Objetivo Geral: Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção do mosquito Aedes Aegypti e consequentemente as doenças.

Objetivos específicos:
ü  Promover mutirão de limpeza na escola;
ü  Propor aos alunos do EM sugestões e ideias de como resolver possíveis criadouros do mosquito aqui na Escola;
ü  Identificar o mosquito transmissor Aedes Aegypti;
ü  Reconhecer os sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika;
ü  Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor;
ü  Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da Dengue;
ü  Reconhecer, como os hábitos de higiene, ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças;
ü  Pesquisar sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças causadas por ele;
ü  Construir gráficos e tabelas que representam números da dengue ocorridos, no município, no estado e no país;
ü  Conhecer a origem do mosquito e as diversas formas de contágio;
ü  Reconhecer os sintomas e tratamento das doenças;
ü  Confeccionar cartazes e ou folders, paródias, textos, charge e outros;
ü  Organizar juntamente com a Vigilância Sanitária do Município palestras para os alunos de 6º ano ao Ensino Médio;
ü  Reforçar a importância de se dar destino correto ao lixo;

Metodologia:

Ø  Conversa informal sobre o tema;
Ø  Momentos de reflexão e questionamento;
Ø  Pesquisas nas mais diversas fontes de comunicação, internet, etc;
Ø  Observações na escola, casa e arredores a procura de possíveis criadouros do mosquito;
Ø  Mutirão de limpeza;
Ø  Levantamento de dados;
Ø  Entrevistas;
Ø  Divulgar os trabalhos realizados no projeto para toda comunidade escolar;

Ø  Estimular a criatividade através de produções: desenhos, frases, charges, textos, paródias etc.)

   Veja alguns trabalhos...




















quarta-feira, 23 de março de 2016

Homenagem de Páscoa



 Hoje tivemos nossa tradicional homenagem de Páscoa. Os alunos das séries iniciais, juntamente com suas professoras preparam belíssimas apresentações. Foi um dia marcante para todos com troca de lembrancinhas entre professores e alunos.

" Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade."

Veja as fotos...



















A EEB Walter Probst  deseja a toda comunidade escolar uma Feliz Páscoa!