quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Natal 2014

NATAL – REUTILIZAR É SER INTELIGENTE
Consumismo, na Contramão da Sustentabilidade
Dezembro de 2014

JUSTIFICATIVA:
Garantir um futuro melhor àqueles que hoje são crianças e adolescentes não depende apenas da mudança de comportamento da atual geração, mas também de educar para o consumo. Esse é o caminho que devemos trilhar em busca do desenvolvimento sustentável. Assim, desde pequenas as crianças devem ser instigadas a descobrir que cada uma de suas ações causam alguma mudança no convívio coletivo e o  que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, isso não é diferente. Todos  devemos aprender desde cedo os valores essenciais à sobrevivência da humanidade, como a solidariedade, o senso de responsabilidade com o bem comum, o respeito ao outro e ao meio em que vivemos.
A base da sustentabilidade esta na capacidade de promover o bem-estar para as futuras gerações. Para que isso possa ocorrer é necessário consumir de forma responsável os recursos naturais disponíveis, respeitando seus limites de regeneração, além de reduzir a quantidade de lixo gerado.
Entende-se que   as crianças e os adolescentes  são a porta de entrada para um mundo mais sustentável. Se aprenderem a agir e a consumir com consciência, serão importantes transformadores sociais. Por isso, a Escola de Educação Básica Walter Probst  irá desenvolver  a Atividade de Aprendizagem  NATAL – O PODER TRANSFORMADOR – Consumismo, na Contramão da Sustentabilidade, com toda a comunidade escolar, nos meses de novembro e dezembro de 2014, tendo como objetivo buscar alternativas para o consumo em excesso. 
Para desenvolver a atividade partir-se-á das perguntas:
Neste Natal vou comprar algo novo ou vou ganhar presentes, EU QUERO OU EU PRECISO?
De onde vem nossa vontade de comprar alguma coisa?
Será que tudo que é anunciado nos meios de comunicação nos interessa de verdade ou é um desejo passageiro?
Será que precisamos de todas essas coisas e podemos comprar tudo o que queremos?
Podemos dar um final mais feliz para as embalagens que utilizamos?Será que trocar não é mais divertido do que comprar?
Será que os lanches mais saudáveis geram menos lixo?
Quais brincadeiras e brinquedos são mais saudáveis?

OBJETIV0 GERAL:
 Desenvolver  a Atividade de Aprendizagem  NATAL – O PODER TRANSFORMADOR – Consumismo, na Contramão da Sustentabilidade, com toda a comunidade escolar, nos meses de novembro e dezembro de 2014, tendo como objetivo buscar alternativas para o consumo em excesso. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Refletir com os alunos nas aulas de Artes, Ciências e Biologia conceitos sobre o consumismo e a sustentabilidade, levando-os a perceberem o que cada um consome no dia-a-dia;
Instigar nas aulas de Artes para que cada aluno faça como tarefa domiciliar um enfeite natalino a partir de um CD usado, para que o mesmo possa ser usado na decoração natalina da escola;
Aprender pelo exemplo, levando a comunidade escolar a observar os valores essenciais à sobrevivência da humanidade, como a solidariedade, o senso de responsabilidade com o bem comum, o respeito ao outro e ao meio em que vivemos;
Organizar uma apresentação cultural com cada turma de 1º ao 5º ano e 3ª série do Ensino Médio e cantar  com os todos os alunos uma música que tem como tema a paz e a harmonia, para a Homenagem de encerramento;
Permitir gestos de solidariedade com trocas  e doações de livros, brinquedos, roupas e materiais que não são mais úteis em seus lares;
Organizar um trocadilho de frases com mensagens de incentivo e de boas festas, juntamente com um pedido para  que se faça trocas ou doações de algo que não esta mais usando, para diminuir o desperdício e o consumo desnecessário;
Reforçar as ações sobre o correto destino do lixo, seu reaproveitamento, como também recusar a compra de  produtos que utilizam muitas embalagens;
Reforçar sobre a utilização de uma alimentação saudável e menos consumista;
Decorar a escola com motivos natalinos produzidos pelos alunos e professores;
Elaborar painel no pátio interno da escola com questionamentos sobre o consumo e a sustentabilidade;
Organizar a Homenagem  de encerramento do ano letivo de 2014.

DESENVOLVIMENTO:
Organização pelos professores de Artes para que cada aluno produza um enfeite natalino em casa, utilizando como base um CD usado e outros materiais recicláveis. Estes enfeites servirão para decorar a escola para as festas de final de ano.
Serão realizadas reflexões nas aulas de Artes, Ciências e Biologia  sobre o consumismo e a sustentabilidade, levando-os a perceberem o que cada um consome no dia-a-dia.
Organização das apresentações culturais da homenagem de final de ano com os alunos de 1º ao 5º ano pelas professoras de turma, com a  3ª série do EM pelos próprios alunos e o canto com a equipe pedagógica, professores da sala de tecnologia  e direção.
Apresentação da História Cuidando do  Mundo da Turma da Mônica, para os alunos de 1º ao 5º ano, nas aulas de Artes e para os alunos do SAEDE.
Elaboração nas aulas de artes de um envelope contendo uma mensagem de incentivo e de boas festas, juntamente com um pedido para que se doe ou troque algum livro, roupas, brinquedos e objetos usados que não são mais úteis em seus lares.
Exposição dos envelopes com os trocadilhos  no pátio interno da escola, formando  uma árvore de 1º ao 5º ano, uma de 6º ao 9º ano, uma do Ensino Médio e uma com os envelopes dos professores e funcionários.
Cada aluno ou professor e funcionário pegará um envelope e poderá optar em aceitar o pedido e realizar a ação ou apenas refletir sobre ela.
Realização da Homenagem de encerramento de ano letivo no dia 01/12 2014, nos turnos  matutino e vespertino.
Chegada  do Papai Noel no transcorrer da homenagem nos turnos matutino e vespertino.
Estimular as raízes culturais dos alunos, através de cantos, poesias, pinturas, representações, entre outras. Elaboração nas aulas de artes de um envelope contendo uma mensagem de incentivo e de boas festas, juntamente com um pedido para que se doe ou troque algum livro, roupas, brinquedos e objetos usados que não são mais úteis em seus lares.
Cada professor deverá fazer um envelope contendo uma mensagem de incentivo e de boas festas, juntamente com um pedido para que se doe ou troque algum livro, roupas, brinquedos e objetos usados que não são mais úteis em seu lar.
Organização pelos professores e funcionários  de um  enfeite natalino, utilizando como base um CD usado e outros materiais recicláveis. Estes enfeites servirão para decorar a escola para as festas de final de ano.


Elaboração  de um painel no pátio interno da escola com questionamentos sobre o consumo e a sustentabilidade que questionem sobre:
 Neste Natal vou comprar algo novo ou vou ganhar presentes, EU QUERO OU EU PRECISO?
De onde vem nossa vontade de comprar alguma coisa?
Será que tudo que é anunciado nos meios de comunicação nos interessa de verdade ou é um desejo passageiro?
Será que precisamos de todas essas coisas e podemos comprar tudo o que queremos?
Podemos dar um final mais feliz para as embalagens que utilizamos?
Será que trocar não é mais divertido do que comprar?
Será que os lanches mais saudáveis geram menos lixo?
Quais brincadeiras e brinquedos são mais saudáveis?

RECURSOS UTILIZADOS
CDs usados, decoração natalina

PARTICIPAÇÃO:
Alunos, professores e funcionários da EEB. Walter Probst e comunidade escolar.

CRONOGRAMA:
Novembro e dezembro de 2014.

Enfeitando a escola: 














Homenagem de final de ano