NATAL
– REUTILIZAR É SER INTELIGENTE
Consumismo,
na Contramão da Sustentabilidade
Dezembro
de 2014
JUSTIFICATIVA:
Garantir
um futuro melhor àqueles que hoje são crianças e adolescentes não depende
apenas da mudança de comportamento da atual geração, mas também de educar para
o consumo. Esse é o caminho que devemos trilhar em busca do desenvolvimento
sustentável. Assim, desde pequenas as crianças devem ser instigadas a descobrir
que cada uma de suas ações causam alguma mudança no convívio coletivo e o que diz respeito ao cuidado com o meio
ambiente, isso não é diferente. Todos devemos
aprender desde cedo os valores essenciais à sobrevivência da humanidade, como a
solidariedade, o senso de responsabilidade com o bem comum, o respeito ao outro
e ao meio em que vivemos.
A
base da sustentabilidade esta na capacidade de promover o bem-estar para as
futuras gerações. Para que isso possa ocorrer é necessário consumir de forma
responsável os recursos naturais disponíveis, respeitando seus limites de
regeneração, além de reduzir a quantidade de lixo gerado.
Entende-se
que as crianças e os adolescentes são a porta de entrada para um mundo mais
sustentável. Se aprenderem a agir e a consumir com consciência, serão
importantes transformadores sociais. Por isso, a Escola de Educação Básica
Walter Probst irá desenvolver a Atividade
de Aprendizagem NATAL – O PODER
TRANSFORMADOR – Consumismo, na Contramão da Sustentabilidade, com toda a
comunidade escolar, nos meses de novembro e dezembro de 2014, tendo como objetivo
buscar alternativas para o consumo em excesso.
Para desenvolver a atividade partir-se-á das perguntas:
Neste Natal vou comprar algo novo ou vou ganhar
presentes, EU QUERO OU EU PRECISO?
De onde vem nossa vontade de comprar alguma coisa?
Será que tudo que é anunciado nos meios de comunicação
nos interessa de verdade ou é um desejo passageiro?
Será que precisamos de todas essas coisas e podemos
comprar tudo o que queremos?
Podemos dar um final mais feliz para as embalagens que
utilizamos?Será que trocar não é mais divertido do que comprar?
Será que os lanches mais saudáveis geram menos lixo?
Quais brincadeiras e brinquedos são mais saudáveis?
OBJETIV0
GERAL:
Desenvolver a Atividade
de Aprendizagem NATAL – O PODER
TRANSFORMADOR – Consumismo, na Contramão da Sustentabilidade, com toda a
comunidade escolar, nos meses de novembro e dezembro de 2014, tendo como
objetivo buscar alternativas para o consumo em excesso.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Refletir com os alunos nas aulas de Artes, Ciências e
Biologia conceitos sobre o consumismo e a sustentabilidade, levando-os a
perceberem o que cada um consome no dia-a-dia;
Instigar nas aulas de Artes para que cada aluno faça como
tarefa domiciliar um enfeite natalino a partir de um CD usado, para que o mesmo
possa ser usado na decoração natalina da escola;
Aprender
pelo exemplo, levando a comunidade escolar a observar os valores essenciais à
sobrevivência da humanidade, como a solidariedade, o senso de responsabilidade
com o bem comum, o respeito ao outro e ao meio em que vivemos;
Organizar
uma apresentação cultural com cada turma de 1º ao 5º ano e 3ª série do Ensino
Médio e cantar com os todos os alunos
uma música que tem como tema a paz e a harmonia, para a Homenagem de
encerramento;
Permitir
gestos de solidariedade com trocas e
doações de livros, brinquedos, roupas e materiais que não são mais úteis em
seus lares;
Organizar
um trocadilho de frases com mensagens de incentivo e de boas festas, juntamente
com um pedido para que se faça trocas ou
doações de algo que não esta mais usando, para diminuir o desperdício e o
consumo desnecessário;
Reforçar
as ações sobre o correto destino do lixo, seu reaproveitamento, como também
recusar a compra de produtos que
utilizam muitas embalagens;
Reforçar
sobre a utilização de uma alimentação saudável e menos consumista;
Decorar
a escola com motivos natalinos produzidos pelos alunos e professores;
Elaborar
painel no pátio interno da escola com questionamentos sobre o consumo e a
sustentabilidade;
Organizar
a Homenagem de encerramento do ano
letivo de 2014.
DESENVOLVIMENTO:
Organização
pelos professores de Artes para que cada aluno produza um enfeite natalino em
casa, utilizando como base um CD usado e outros materiais recicláveis. Estes
enfeites servirão para decorar a escola para as festas de final de ano.
Serão
realizadas reflexões nas aulas de Artes, Ciências e Biologia sobre o consumismo e a sustentabilidade,
levando-os a perceberem o que cada um consome no dia-a-dia.
Organização
das apresentações culturais da homenagem de final de ano com os alunos de 1º ao
5º ano pelas professoras de turma, com a
3ª série do EM pelos próprios alunos e o canto com a equipe pedagógica,
professores da sala de tecnologia e
direção.
Apresentação
da História Cuidando do Mundo da Turma
da Mônica, para os alunos de 1º ao 5º ano, nas aulas de Artes e para os alunos
do SAEDE.
Elaboração
nas aulas de artes de um envelope contendo uma mensagem de incentivo e de boas
festas, juntamente com um pedido para que se doe ou troque algum livro, roupas,
brinquedos e objetos usados que não são mais úteis em seus lares.
Exposição
dos envelopes com os trocadilhos no
pátio interno da escola, formando uma
árvore de 1º ao 5º ano, uma de 6º ao 9º ano, uma do Ensino Médio e uma com os
envelopes dos professores e funcionários.
Cada
aluno ou professor e funcionário pegará um envelope e poderá optar em aceitar o
pedido e realizar a ação ou apenas refletir sobre ela.
Realização
da Homenagem de encerramento de ano letivo no dia 01/12 2014, nos turnos matutino e vespertino.
Chegada do Papai Noel no transcorrer da homenagem nos
turnos matutino e vespertino.
Estimular
as raízes culturais dos alunos, através de cantos, poesias, pinturas,
representações, entre outras. Elaboração nas aulas de artes de um envelope
contendo uma mensagem de incentivo e de boas festas, juntamente com um pedido
para que se doe ou troque algum livro, roupas, brinquedos e objetos usados que
não são mais úteis em seus lares.
Cada
professor deverá fazer um envelope contendo uma mensagem de incentivo e de boas
festas, juntamente com um pedido para que se doe ou troque algum livro, roupas,
brinquedos e objetos usados que não são mais úteis em seu lar.
Organização
pelos professores e funcionários de
um enfeite natalino, utilizando como
base um CD usado e outros materiais recicláveis. Estes enfeites servirão para
decorar a escola para as festas de final de ano.
Elaboração de um
painel no pátio interno da escola com questionamentos sobre o consumo e a
sustentabilidade que questionem sobre:
Neste Natal vou
comprar algo novo ou vou ganhar presentes, EU QUERO OU EU PRECISO?
De onde vem nossa vontade de comprar alguma coisa?
Será que tudo que é anunciado nos meios de comunicação
nos interessa de verdade ou é um desejo passageiro?
Será que precisamos de todas essas coisas e podemos
comprar tudo o que queremos?
Podemos dar um final mais feliz para as embalagens que
utilizamos?
Será que trocar não é mais divertido do que comprar?
Será que os lanches mais saudáveis geram menos lixo?
Quais brincadeiras e brinquedos são mais saudáveis?
RECURSOS
UTILIZADOS
CDs
usados, decoração natalina
PARTICIPAÇÃO:
Alunos,
professores e funcionários da EEB. Walter Probst e comunidade escolar.
CRONOGRAMA:
Novembro e dezembro de 2014.
Enfeitando a escola:
Homenagem de final de ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário