segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NARRATIVA CONCLUSIVA - PLAC3 -DEISE





CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL


PLAC 3


Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira                


Tutor: Tiago Venturi


Pós-graduanda: Deise de Farias da Maia


TÍTULO: Atividade de Integração das TDIC na EEB. Walter Probst



 


Os desafios do mundo contemporâneo estão evidentes com as transformações do mundo globalizado. Para fazer frente a tantas mudanças, a educação escolar necessita de cursos com novas metodologias de ensino que são chamados de Formação Continuada, pois estas formas pedagógicas utilizadas até então apontam sinais de esgotamento, não representam, na maior parte dos casos, à realidade dos alunos. Diante desse paradigma e da oportunidade de participar de um Curso de Especialização voltada a tecnologia, não houve mais desculpas para a não modificar ou ampliar minhas praticas pedagógicas.


Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno. A aplicação inteligente do computador  e das novas tecnologias na educação é aquela que sugere mudança. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sociointeracionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula.


É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que os alunos pesquisem e participem na comunidade com autonomia. Durante o curso várias vivências foram determinantes para a descoberta de novas possibilidades de inserção da Cultura  Digital na minha prática, toda a questão da responsabilidade e do compromisso do professor na mediação dos conteúdos pedagógicos incluindo as tecnologias como instrumentos e não como passa tempo ou quebra galho.


Diante de todas as dificuldades e obstáculos encontrados no percurso por varias vezes, houve a vontade de desistir, mas o compromisso com uma educação de qualidade para os nossos alunos falou mais alto. A falta de internet também ocasionou vários problemas no decorrer do processo dificultando a entrega de alguns trabalhos na data correta e a concretização de algumas atividades lúdicas. Mas isso não serviu de desculpa ou empecilho, minha equipe e eu corremos atrás de materiais e atividades faziam valer a pena as horas de estudo e que na pratica se foram de suma importância  no transcorrer desse ano, e que nos deram orgulho na conclusão das mesmas.

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Atualmente as pessoas tem acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem e é, a partir da criteriosa escolha dos softwares educativos e da e da adequada utilização da web (com todas as suas funcionalidades, entre elas o hipertexto), que podemos almejar maneiras de trabalho mais ousadas e até mais interativas. A simples transmissão de conteúdos realizados através do computador e da web não possibilita espaço para que o aluno crie, aprenda, produza, e torne-se cidadão do mundo. A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e correta utilização da tecnologia, dos softwares e aplicativos para auxiliarem o aluno a resolver problemas e realizar tarefas que exijam raciocínio e reflexão. Segundo Perrenoud, (2—1.p.260)

 “Ensinar é fazer aprender e, sem a sua finalidade de aprendizagem, o ensino não existe. Porém este fazer aprender, se dá pela comunicação e pela aplicação: o professor é o profissional da aprendizagem e da regulação interativa em sala de aula”.

 
No transcorrer do mês de novembro de 2015, os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Walter Probst organizaram a instalação da “Rádio Escola” que está funcionando na hora do recreio, com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados em sala de aula, manter os alunos informados sobre o calendário de final de ano e também visa a possibilidade de interação entre a comunidade escolar.

Descrição: http://www.fediea.org/images/radioescucha.gif

A abertura da “Rádio Escola” foi efetivada no dia 03 de novembro de 2015, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Onde os alunos do 3º ano juntamente com a equipe gestora, pedagógica e os alunos do Curso de Especialização expuseram  a proposta da Rádio para os alunos e professores. Logo também fora ouvidas músicas que previamente haviam sido selecionadas para dar mais ênfase na rádio, fomentando assim a curiosidade dos mesmos.
A divulgação dos trabalhos realizados em sala de aula, através de vídeos, fotos, comentários de alunos e  professores, servira de instrumento para essas ações. Toda essa proposta visa oferecer ao aluno mais possibilidades e espaço quanto ao uso das TDIC’S e sem duvida  criar situações de integração entre todas as faixas etárias da escola e também oferecer um ambiente saudável, mais convidativo e seguro nos momentos em que estão  fora da sala aula.

Descrição: http://dc.rbsdirect.com.br/imagesrc/15873139.jpg?w=660

Sendo eu professora das Séries Iniciais acredito que ao fazer uso das tecnologias o professor se torna mediador do conhecimento. Indagando seus alunos o professor  promove  o desafio, a observação, levando-os a criticidade, processos com os quais os alunos  construirão seus conhecimentos, pois essa prática os deixa mais próximos de suas realidades.
                Passei a integrar algum tipo de comunicação em rede pela necessidade profissional e também para conseguir acompanhar o que os meus filhos e alunos faziam e fazem  nas redes sociais.
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                      As mais inúmeras maneiras de comunicação virtual são muito importantes em todos os meios, inclusive na área escolar, pois tanto, aluno e professor  conseguem se comunicar e tirar dúvidas em curto espaço de tempo. Um fator que me deixa frustrada é a dificuldade de acesso a internet na nossa escola, pois muitas vezes os professores programão  aulas interativas,  mas quando  levam seus alunos, a internet não esta disponível ou esta muito lenta, o que faz com que tanto professor como alunos se decepcionem com a sala de tecnologia. Isso é muito comum na nossa escola.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3OJppJ1NkWIDAYSqXQ5UTLIYjz3vTajJBHV_zxJvUMjSSVzWIMbrjKlfvPl-qHXMv3iQtlL-a5PP1nXQ8P0xh35f8i5FBFKyb0dFTTHMpXspOHrEsKKnKgFCDtsrOIMSXDSegYMempxM/s1600/AYLANA.jpg
 Com  toda essa proposta inovadora , é preciso repensar os métodos curriculares e buscar a apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação objetivando sempre aplicar esse conhecimento na inovação de seus trabalhos diários. O educador da atualidade deve lembrar-se sempre de que nada mais é permanente, tudo muda, tudo passa, todas as informações estão disponíveis e a comunicação se torna a palavra de ordem. Todo processo de mudança é um novo conceito de tempo e espaço que se farão refletir na noção de temporalidade e já não mais um conceito estático, mas de um tempo fluído, pois já é possível participarmos de situações de diversos espaços ao mesmo tempo devido ao constante movimento que nos é imposto no mundo virtual.

 



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