CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
PLAC
3
Professora:
Graziela Gomes Stein Teixeira
Tutor:
Tiago Venturi
Pós-graduanda:
Deise de Farias da Maia
TÍTULO: Atividade de Integração das TDIC na EEB. Walter Probst
Os desafios do mundo contemporâneo estão evidentes com as transformações
do mundo globalizado. Para fazer frente a tantas mudanças, a educação escolar
necessita de cursos com novas metodologias de ensino que são chamados de
Formação Continuada, pois estas formas pedagógicas utilizadas até então apontam
sinais de esgotamento, não representam, na maior parte dos casos, à realidade
dos alunos. Diante desse paradigma e da oportunidade de participar de um Curso
de Especialização voltada a tecnologia, não houve mais desculpas para a não
modificar ou ampliar minhas praticas pedagógicas.
Sabemos que a
educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para
aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno. A aplicação
inteligente do computador e das novas
tecnologias na educação é aquela que sugere mudança. Os recursos tecnológicos
facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação
sociointeracionista, ainda que a realização de um novo paradigma educacional
dependa do projeto pedagógico da instituição escolar, da maneira como o
professor sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente
da aula.
É importante criar
um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades
para que os alunos pesquisem e participem na comunidade com autonomia. Durante
o curso várias vivências foram determinantes para a descoberta de novas
possibilidades de inserção da Cultura
Digital na minha prática, toda a questão da responsabilidade e do
compromisso do professor na mediação dos conteúdos pedagógicos incluindo as
tecnologias como instrumentos e não como passa tempo ou quebra galho.
Diante de todas as
dificuldades e obstáculos encontrados no percurso por varias vezes, houve a
vontade de desistir, mas o compromisso com uma educação de qualidade para os
nossos alunos falou mais alto. A falta de internet também ocasionou vários
problemas no decorrer do processo dificultando a entrega de alguns trabalhos na
data correta e a concretização de algumas atividades lúdicas. Mas isso não
serviu de desculpa ou empecilho, minha equipe e eu corremos atrás de materiais
e atividades faziam valer a pena as horas de estudo e que na pratica se foram
de suma importância no transcorrer desse
ano, e que nos deram orgulho na conclusão das mesmas.
Atualmente as
pessoas tem acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais
eficácia e rapidez que ontem e é, a partir da criteriosa escolha dos softwares
educativos e da e da adequada utilização da web (com todas as suas
funcionalidades, entre elas o hipertexto), que podemos almejar maneiras de
trabalho mais ousadas e até mais interativas. A simples transmissão de
conteúdos realizados através do computador e da web não possibilita espaço para
que o aluno crie, aprenda, produza, e torne-se cidadão do mundo. A tecnologia
facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo
fundamental na escolha e correta utilização da tecnologia, dos softwares e
aplicativos para auxiliarem o aluno a resolver problemas e realizar tarefas que
exijam raciocínio e reflexão. Segundo Perrenoud, (2—1.p.260)
“Ensinar é fazer aprender e, sem a
sua finalidade de aprendizagem, o ensino não existe. Porém este fazer aprender,
se dá pela comunicação e pela aplicação: o professor é o profissional da
aprendizagem e da regulação interativa em sala de aula”.
No
transcorrer do mês de novembro de 2015, os alunos do 3º ano do Ensino Médio da
Escola de Educação Básica Walter Probst organizaram a instalação da “Rádio
Escola” que está funcionando na hora do recreio, com o objetivo de divulgar os
trabalhos realizados em sala de aula, manter os alunos informados sobre o
calendário de final de ano e também visa a possibilidade de interação entre a
comunidade escolar.
A
abertura da “Rádio Escola” foi efetivada no dia 03 de novembro de 2015, nos
períodos matutino, vespertino e noturno. Onde os alunos do 3º ano juntamente
com a equipe gestora, pedagógica e os alunos do Curso de Especialização
expuseram a proposta da Rádio para os
alunos e professores. Logo também fora ouvidas músicas que previamente haviam
sido selecionadas para dar mais ênfase na rádio, fomentando assim a curiosidade
dos mesmos.
A
divulgação dos trabalhos realizados em sala de aula, através de vídeos, fotos,
comentários de alunos e professores,
servira de instrumento para essas ações. Toda essa proposta visa oferecer ao
aluno mais possibilidades e espaço quanto ao uso das TDIC’S e sem duvida criar situações de integração entre todas as
faixas etárias da escola e também oferecer um ambiente saudável, mais
convidativo e seguro nos momentos em que estão
fora da sala aula.
Sendo eu professora das Séries Iniciais acredito que ao
fazer uso das tecnologias o professor se torna mediador do conhecimento.
Indagando seus alunos o professor
promove o desafio, a observação,
levando-os a criticidade, processos com os quais os alunos construirão seus conhecimentos, pois essa
prática os deixa mais próximos de suas realidades.
Passei a integrar algum tipo de
comunicação em rede pela necessidade profissional e também para conseguir
acompanhar o que os meus filhos e alunos faziam e fazem nas redes sociais.
As mais inúmeras maneiras
de comunicação virtual são muito importantes em todos os meios, inclusive na
área escolar, pois tanto, aluno e professor
conseguem se comunicar e tirar dúvidas em curto espaço de tempo. Um
fator que me deixa frustrada é a dificuldade de acesso a internet na nossa
escola, pois muitas vezes os professores programão aulas interativas, mas quando
levam seus alunos, a internet não esta disponível ou esta muito lenta, o
que faz com que tanto professor como alunos se decepcionem com a sala de
tecnologia. Isso é muito comum na nossa escola.
Com toda essa proposta inovadora , é preciso
repensar os métodos curriculares e buscar a apropriação das novas tecnologias
de informação e comunicação objetivando sempre aplicar esse conhecimento na
inovação de seus trabalhos diários. O educador da atualidade deve lembrar-se
sempre de que nada mais é permanente, tudo muda, tudo passa, todas as
informações estão disponíveis e a comunicação se torna a palavra de ordem. Todo
processo de mudança é um novo conceito de tempo e espaço que se farão refletir
na noção de temporalidade e já não mais um conceito estático, mas de um tempo
fluído, pois já é possível participarmos de situações de diversos espaços ao
mesmo tempo devido ao constante movimento que nos é imposto no mundo virtual.
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