sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Obesidade Infantil

         Projeto: Corpo Enxuto II - Obesidade Infantil

Orientação e aplicação: Professores do 3º ao 5º ano e Coordenação Pedagógica.

Justificativa: A obesidade infantil não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da zoação dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como: diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
            Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. As conseqüências da obesidade na infância incluem dificuldades psicossociais (discriminação, auto-imagem negativa, socialização diminuída).
             As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a certos hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. As crianças obesas em muitos casos ingerem pouca quantidade de comida, mas é que usam alimentos de alto valor calórico e isso causa o aumento de peso.

Objetivo Geral: Conscientizar as crianças da importância de criar hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos para manter uma boa saúde.

Objetivos específicos:
·         Dialogar e criar conceito de obesidade infantil.
·         Desenvolver ações que contribuam para maior reflexão sobre a saúde.
·         Perceber a importância de criar hábitos alimentares saudáveis.
·         Desenvolver a criatividade.
·         Produzir textos ( histórias em quadrinhos, relatório, folders)
·         Ler e interpretar as histórias da coleção: Corpo Enxuto II.
·        Reconhecer os diversos profissionais que trabalham para auxiliar no combate a obesidade infantil.
·         Participar da palestra com a nutricionista.
·         Reconhecer que praticar exercícios físicos fazem bem a saúde.
·         Realizar Pesquisa.
·         Construir gráficos.

Relatório das atividades desenvolvidas 

Dia: 18/06 – Abertura do Projeto

1ª ação: Reunidos no auditório com as três turmas (3º, 4º e 5º ano). Demos início conversando com os alunos sobre o projeto: justificativa, objetivos, metodologia e aplicação. Em seguida passamos dois pequenos vídeos sobre a Obesidade Infantil. Após iniciamos com os slides sobre o que é obesidade? Causas, conseqüências e como prevenir. Os alunos participaram lendo os slides respondendo a questões sobre o assunto. Ouve silêncio e participação na explanação do assunto.



Dias: 20 e 21/06 – Contação de histórias  

2ª ação: Nestes dois dias reunimos cada turma separadamente com horários pré agendados para lermos as seis histórias de literatura Infantil sobre o assunto. Formamos então seis grupos, onde cada grupo leu uma história e juntos tiveram que contar ou recontar para os demais colegas. Um momento de socialização e reflexão das histórias, pois cada historinha  apresentava uma causa diferente para a obesidade.
Livro 1:  A fuga da Oncinha Lola( Estresse e depressão por perdas e mudanças)
Livro 2: A lagartixa Fofa ( causa genética e ambiental, maus hábitos alimentares)
Livro 3: Kiko saindo para a liberdade ( Desestruturação familiar, estresse, compulsão e falta de atividade física)
Livro 4: O rechonchudo macaquinho da corte ( Alimentação calórica)
Livro 5: Jacaré Paguá e Jacaré Zinho ( Causa endócrina e necessidade de prevenção)
Livro 6: Dunga e Cantina saudável ( Merenda saudável)  
No momento da apresentação das histórias os grupos conseguiram prender a atenção dos demais alunos, principalmente das histórias que foram recontadas. Cada grupo usou da sua criatividade para encenar, usar os fantoches, dividir a leitura e a utilização do microfone, etc.  



 Palestra com a nutricionista Karina Alves

No dia 27 de junho tivemos a palestra com a nutricionista Karina, no auditório com as três turmas nos turnos matutino e vespertino. Os alunos elaboram várias perguntas para fazer a nutricionista e o fizeram de maneira organizada. Foi um momento de descontração e aprendizado que veio contribuiu muito com o projeto estudado.



Semana da Conscientização Contra a Obesidade Infantil
(02 à 06/07)
Nesta semana preparamos três atividades físicas: caminhada, dança, alongamento. Estas atividades foram realizadas nas aulas de Educação Física. Onde todos (3º ao 5º ano) se reuniram durante 15 a 20 minutos para fazermos as atividades. Foi um momento de descontração e alegria. Observamos que na atividade dança os alunos ficaram mais envergonhados e ouve menos participação, principalmente por parte dos meninos. As atividades de caminhada e alongamento foram bem conduzidas pelo professor Claudio. 



Socialização do Projeto (02/08/12)
No dia 02 de agosto fizemos a socialização dos trabalhos para todos os alunos e funcionários da escola nos períodos matutino e vespertino. Também tivemos a encenação da história: A lagartixa Fofa, pelos alunos do 4º e 5º ano.


E outras...


Alunos do 4º ano mat. e ves. foram a Farmácia se pesar para posteriormente pesquisar o seu IMC ( Índice de Massa Corporal )

Nenhum comentário: