terça-feira, 16 de outubro de 2012

Plano de ação do livro: Tosco

Relatório das atividades desenvolvidas


            No dia 10 de setembro reunimos os alunos da 7ª e 8ª séries no auditório, juntamente com a coordenação pedagógica, professores de Língua Portuguesa para fazermos a entrega dos livros do “Tosco” e falar das ações que serão desenvolvidas após a leitura do livro. Na ocasião aproveitamos para divulgar o NEPRE/ESCOLA – O que é? Quem faz parte.
            Em seguida passamos o vídeo: Rap da Mudança.  Tiramos fotos das turmas no palco interno da escola e em seguida fomos para sala de aula dar início a leitura do livro. Acompanhamos os alunos, equipe pedagógica e professores. Percebemos que conseguimos motivar os alunos para leitura e despertamos a curiosidade dos alunos em querer saber mais sobre a história do “Tosco”. Foi um momento prazeroso.


           No período de 24 a 28 de setembro os alunos prepararão os trabalhos para a socialização. Onde serão montados standes para cada turma.  
Ø  Definição da palavra: Tosco / Resumo do livro Série: 8ª 1 mat.
Ø  Atitudes Toscas X Atitudes não Toscas.  Série: 7ª 1 mat.
Ø  Paródia: Sobre boas atitudes.    Série: 8ª 3 ves.
Ø  Desenho das imagens do livro: Série: 8ª 2 mat.e 8ª série 4 ves.
Ø  Colcha de retalhos com frases positivas.     Série: 7ª 3ves.
Ø  Carta de leitor / comentário do livro e ilustrar atitudes positivas. Série:  7ª 2 ves.


   No dia 03 de outubro fizemos a socialização dos trabalhos do livro: Tosco para todas as turmas da escola no período matutino e vespertino. Os trabalhos foram organizados e expostos no dia anterior, com a ajuda dos alunos. Onde foram expostos: Resumo da história (varal literário), Atitudes Positivas (colcha de retalhos) Atitudes Toscas X Atitudes não toscas, Paródia, Propaganda, Comentário do livro e também painel ilustrado com as imagens da história.





             A história do Tosco contagiou a escola inteira desde os anos iniciais até o Ensino Médio. Todos ficaram curiosos em saber o que era o Tosco e queriam ler o livro. Como não sobraram exemplares para o acervo da biblioteca alguns alunos emprestaram seus livros para serem lidos por outros alunos da escola.  Desde o início das ações, criou-se um clima de suspense e curiosidade, todos queriam saber do tal “livro do Tosco”. Ficamos satisfeitos com o empenho das professoras de Língua Portuguesa e dos alunos que desenvolveram com muita criatividade, as atividades propostas.    

Nenhum comentário: